Município de Iporã do Oeste adere ao Rang Saúde

O município de Iporã do Oeste, localizado na região oeste de Santa Catarina, aderiu durante a última semana, ao sistema Rang Saúde e ao e-SUS, que é o sistema de prontuário eletrônico desenvolvido pelo Ministério da Saúde, para qualificar a gestão das informações nas unidades de saúde.

Essas mudanças estão acontecendo para trazer mais transparência, agilidade e qualidade nos atendimentos das unidades de saúde de Iporã do Oeste, automatizando os processos para que assim, os benefícios cheguem da melhor forma aos munícipes.

A equipe da Rang Tecnologia está participando da implantação dos sistemas na cidade de Iporã e fazendo o treinamento dos responsáveis por utilizarem o e-SUS e o Rang Saúde, com os dois sistemas começando a funcionar, o município terá um salto na qualidade das informações coletadas e analisadas, para assim, poder planejar a cidade e as formas de melhorar os atendimentos à população daqui para frente.

Falando especificamente do e-SUS, este sistema de prontuário eletrônico do Ministério da Saúde oferece suporte clínico ao cidadão com tecnologia avançada e integração dos sistemas de saúde, com uma coleta simplificada de dados, gerando menos fichas com mais informações individualizadas de cada munícipe, fazendo com que os relatórios de saúde e de atendimentos seja muito mais dinâmico e assertivo.

O e-SUS funciona em unidades básicas de saúde com ou sem computadores, fazendo a coleta dos dados de atendimento e de saúde de cada cidadão, compilando os atendimentos. Além disso, o programa permite fazer o controle da agenda dos médicos atuantes em cada UBS, gestão das listas de espera dos atendimentos e o controle da prescrição de medicamentos e de exames realizados.

Com a escolha do Rang Saúde o Iporã do Oeste irá ganhar mais transparência nas atividades das Unidades Básicas de Saúde e na gestão das consultas, exames e dispensa de remédios, já que o sistema conta com um portal onde o próprio cidadão pode acompanhar o status de seu atendimento, sua posição na fila de tratamento e qualquer mudança que venha a acontecer, evitando assim que alguém fure a fila e passe na sua frente.

O Rang Saúde com a utilização do e-SUS permitirá que o município de Iporã do Oeste acompanhe em tempo real todas as estatísticas e informações do que está acontecendo dentro da unidade básica de saúde selecionada. Como a quantidade de pacientes aguardando por atendimento, o tempo de permanência de cada paciente na UBS e as informações das filas.

A escolha da gestão de Iporã do Oeste pelo Rang Saúde se deu muito pela busca de transparência e agilidade nos atendimentos da secretaria de saúde, já que em algumas cidades, o Rang Saúde conseguiu diminuir em até 60% o tempo de espera por um atendimento dentro da unidade de saúde, diminuindo também, em alguns casos, de doze para apenas um minuto o tempo de criação e encaminhamento de um TFD (Tratamento Fora de Domicílio).

Uma das grandes novidades que o Rang Saúde trará para Iporã do Oeste e seus moradores, como já citamos acima, é a possibilidade de o cidadão conseguir acompanhar o status de suas solicitações. Isso faz com que os munícipes tenham mais controle sobre o que está acontecendo na unidade de atendimento.

Essa é mais uma parceria que a Rang Tecnologia está começando, quer saber mais sobre o Rang Saúde e nossas outras parcerias? Acesse www.rangtecnologia.com.br e entenda como a Rang cria tecnologias que tornam o mundo mais prático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *